Carta da American Historical Association ao presidente Donald Trump sobre a demissão da Arquivista dos Estados Unidos, 10 de fevereiro de 2025
- ASSAN 2025
- 11 de fev.
- 1 min de leitura
Caro Presidente Trump:
A Arquivista dos Estados Unidos, Dra. Colleen J. Shogan, foi removida de seu cargo por sua ordem. A Dra. Shogan serviu nesta função apartidária desde que sua nomeação foi confirmada pelo Senado dos Estados Unidos em 10 de maio de 2023. De acordo com a lei federal dos EUA, "A Arquivista será nomeada sem consideração a afiliações políticas e somente com base nas qualificações profissionais necessárias para desempenhar os deveres e responsabilidades do cargo de Arquivista".
A lei federal (44 USC Capítulo 21 § 2103) exige que “O Presidente comunique as razões para qualquer remoção a cada Casa do Congresso.” A Administração ainda não cumpriu com este estatuto comunicando as razões para a demissão do Dr. Shogan. A American Historical Association aguarda a conformidade da Casa Branca com a lei informando o Congresso sobre as razões para a demissão do Dr. Shogan.
A democracia repousa sobre o império da lei. E a história dos Estados Unidos repousa sobre o acesso irrestrito ao documento arquivístico.
Sinceramente,
James R. Grossman
Diretor Executivo
Fonte:
Comments